Grupo Kallas | Blog | Saúde e responsabilidade

Área do Cliente

Blog Morar

Saúde e Responsabilidade 

Em momentos nebulosos como os que estamos atravessando inúmeras reflexões vêm à tona, uma delas sem dúvida está ligada a nossa responsabilidade quanto a manutenção da própria saúde.

Trago aqui uma abordagem um tanto diferente da ótica ocidental com relação a conceitos profiláticos, obviamente que poderíamos adicionar elementos básicos como higiene e descanso adequado, porém os convido neste momento a conhecerem as 4 pilastras preventivas e de manutenção de saúde da Medicina Tradicional Chinesa, essas são:

Meditação

Qi Gong

Feng Shui

Dieta

Esses quatro pilares quando explorados de maneira correta ajudam a desenvolver um ambiente propicio ao bem estar, a harmonia do corpo e mente, e ao fortalecimento do sistema imunológico com um todo.

Por isso, vamos analisa-los um a um.

Meditação

Podemos compreender dois tipos básicos de meditação: a meditação clássica e a meditação ativa. Ambas possuem a intensão de, através do controle respiratório, drenar e deixar fluir os pensamentos a ponto de encontrar o estado de Munen (ausência de pensamento). Ao alcançar esse estágio o nosso corpo experimenta uma sensação de plenitude ao mesmo tempo em que a energia captada e a energia preservada do excesso de atividade mental agora pode ser utilizada para funções regenerativas, imunológicas e etc.

Qi Qong

O Qi Qong é uma pratica milenar onde se busca a captação de energia através da respiração aliada aos movimentos. Podemos interpretar que essa segunda pilastra representa a pratica de exercícios físicos moderados, cuja a intensão é a mobilização articular e muscular com o objetivo de acumulo e captação energética. Aqui vale a máxima que diz que "vida é movimento e movimento traz vida".

Feng  shui

Representa as fortes influências que o ambiente exerce sobre nós, sejam elas positivas ou negativas. Por exemplo: a poluição dos grandes centros, a umidade das zonas litorâneas ou próximas das florestas tropicais, as dificuldades respiratórias em grandes altitudes, assim como questões mais sutis e subjetivas: ambiente de trabalho, ambiente familiar, deslocamentos, conexão e afinidade com a cidade, bairro ou país e etc.

 

Dieta

Essa pilastra representa a correta alimentação para fins de saúde e nutrição, e pouco tem a ver com as dietas de emagrecimento com fins estéticos.

Nesse setor buscamos alimentos uteis que estão mais ligados aos benefícios nutricionais do que ao sabor ou ao prazer da alimentação, ou seja, comer o que precisa, quando precisa e na quantidade/horários adequados.

Para concluir esse nosso breve encontro, quando harmonizamos momentos de quietude e tranquilidade da mente, somadas as práticas físicas que mobilizam e captam energia, a um ambiente de vida agradável e a uma dieta balanceada e nutritiva construímos um "ecossistema" propicio ao bem estar e ao equilíbrio. Obviamente que isso ocorre de maneira dinâmica já que as garantias não existem, entretanto as quatro pilastras quando bem estruturadas nos fornece suporte para retomar o eixo pós períodos turbulentos de crise, sejam eles internos ou externos.

Seguimos em frente! No nosso próximo encontro nos aprofundaremos nas práticas meditativas, ótima semana a todos e até lá!

Escrito por: Prof. Roberto de André.

Saúde e responsabilidade

Fale com um corretor

Email cadastrado com sucesso

Ocorreu um erro