Conhecido como o centro de conhecimento e pesquisa, o bairro do Butantã abriga um dos maiores centros de pesquisa de cobras, aranhas e escorpiões de São Paulo, além de mais de 10 museus. Vem conhecer alguns deles no Blog da Kallas!

Museu Histórico do Instituto Butantan

Criado em 1981, o Museu Histórico tem como objetivo a pesquisa, a preservação e a divulgação da história das ciências e da saúde, especialmente do Instituto Butantan. O passeio é muito interessante para quem gosta de história: ali estão expostos diversos objetos antigos, como microscópios, centrífugas e estufas usadas nas pesquisas iniciais da instituição.

Endereço:Av. Dr. Vital Brasil, 1500, Butantã.

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9h às 16h45.

Museu Biológico

Para quem gosta de conhecer espécimes de serpentes, aranhas e escorpiões, o Museu Biológico é o destino perfeito! Um dos objetivos do acervo é que os visitantes percam o medo dessas espécies e aprendam sobre a importância da sua preservação, além de disseminar diversas informações e curiosidades a respeito dessas espécies.

Endereço:Av. Dr. Vital Brasil, 1500, Butantã.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 16h45.

Museu Oceanográfico

Criado em 1988, com o objetivo de difundir a ciência Oceanográfica e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, o museu mantém sua exposição permanente com um acervo dividido em módulos que evidenciam a dinâmica, a estrutura e a biodiversidade dos oceanos. É perfeito para levar as crianças e aprender muito mais!

Endereço:Praça Oceanográfico, 191 – Vila Universitária.

Horário de funcionamento: terças, quartas e quintas-feiras, das 09:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00.

Museu da Vacina

O Museu da Vacina foi construído na Casa Rosa, um casarão de 550m², que foi a primeira sede da Fazenda Butantan. Na visita, o público poderá visualizar as etapas do desenvolvimento de um imunizante, conhecer as plataformas tecnológicas vacinais, o funcionamento do sistema imune e de memória imunológica do corpo humano, além da reação do organismo vacinado, entre outras atividades interativas. Ao fim do tour no museu, os visitantes poderão ainda entrar em um cinema 6D, que simula a ação da vacina dentro do corpo humano. É uma imersão no mundo das vacinas!

Endereço: Av. Dr. Vital Brasil, 1500, Butantã.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h45.

Museu da Arqueologia e da Etnologia

O Museu de Arqueologia e Etnologia é um museu universitário que tem sob a sua guarda um riquíssimo acervo de Arqueologia e Etnologia. O museu possui um dos maiores acervos de artefatos arqueológicos e etnográficos do Brasil, composto por mais de cento e cinquenta mil peças, formado por meio de coletas de campo, escavações, compras, permutas, comodatos e doações, desde o fim do século XIX.

Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 1466 – Butantã.

Horário de funcionamento: segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h.

Museu de Geociências

O Museu de Geociências do Instituto de Geociências da USP, que existe desde os anos 30 por iniciativa do Professor Ettore Onorato, que doou sua coleção particular de minerais para que fossem utilizados como material de apoio em aulas práticas da USP. O acervo atual do museu conta com 2,5 mil amostras em exposição, sendo que as principais atrações são: uma réplica de um Alosaurus fragilis em tamanho natural; o Meteorito Itapuranga, sendo o 3º maior do Brasil; o fóssil de pterossauro Tupandactylus navigans, único exemplar completo do mundo, uma coleção de minerais fluorescentes para serem observados sob luz ultravioleta, além de contar com uma mesa paleontológica, na qual, as crianças podem brincar de paleontólogas e descobrir fósseis em três camadas estratigráficas distintas. Muito interessante, não é?!

Endereço: R. do Lago, 562 – Butantã.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 9h às 11h – 11h às 13h – 14h às 16h – 16h às 18h com agendamento.

Casa Bandeirante

A Casa do Bandeirante representa um dos exemplares típicos das habitações rurais paulistas construídas entre os séculos 17 e 18, em taipa de pilão e pau-a-pique e cobertura em quatro águas. O terreno em que se encontra implantada pertenceu à antiga sesmaria de Afonso Sardinha, em Umbiaçaba, na confluência do Rio Tietê com o Jeribatuba. A visita, que precisa ser agendada, inclui explicações de cada detalhe da edificação, que reproduz a moradia dos primeiros bandeirantes. Além disso, no parque existem diversas árvores imponentes e uma espécie de museu com vídeo que retrata a história local ensinando sobre São Paulo!

Endereço: Praça Monteiro Lobato – Butantã.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 09h às 17h.

Museu de Anatomia Veterinária

O Museu de Anatomia Veterinária é um museu aberto para visitação pública desde 1984. Logo na entrada o visitante encontra o coração de uma baleia da espécie Minke preservado em quase 100 litros de glicerina. O acervo conta com cerca de 1.100 exemplares, como o esqueleto totalmente montado de uma baleia orca (o mais completo em exposição no Brasil) e o de uma girafa. Também é possível conhecer mais sobre outros animais, como cavalos, cachorros e gatos, e ver comparações entre órgãos, dentes e pelos das espécies.

Endereço: Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva 87, Cidade Universitária – Butantã.

Horário de funcionamento: terça à sexta-feira, das 9 às 17h e aos sábados, das 9 às 14h.

Museu de Microbiologia

Inaugurado em 2002, em meio às comemorações do 101º aniversário do Instituto Butantan, o Museu de Microbiologia é o preferido da criançada! A proposta é mostrar o mundo dos microorganismos por meio da exibição de filmes, animações, uso de microscópios e modelos tridimensionais que reproduzem vírus, bactérias e protozoários. É a chance de ver pelas lentes algo invisível a olhos nus. Para as crianças, particularmente, é uma grande descoberta saber como são os micróbios, bactérias e vírus.

Endereço: Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 16h45.

Gostou das dicas?

Visite o bairro do Butantã e conheça muitos outros museus, parques e exposições muito interessantes!