Grupo Kallas | Blog | Saúde e responsabilidade - Parte 2

Área do Cliente

Blog Morar

Saúde e responsabilidade - Parte 2

No mês anterior exploramos um interessante tema relacionado ao bem estar e a saúde sob a ótica das terapias orientais, especificamente da medicina chinesa.

Conhecemos as 4 pilastras preventivas e de manutenção de saúde, e essas eram:

1. Meditação

2. Qi Gong

3. Feng Shui

4. Dieta

Nesse nosso novo encontro exploraremos mais a fundo o conceito e a pratica da primeira pilastra, a meditação.

Vale recapitular alguns pontos já mencionados, porém muito importantes. Devemos compreender a meditação através de dois métodos básicos: a meditação clássica e a meditação ativa.

Ambas as técnicas possuem a intensão de, através do controle respiratório, drenar e deixar fluir os pensamentos a ponto de encontrar o estado de Munen (ausência de pensamento). Quando alcançamos esse estado desencadeamos uma série de fenômenos energéticos e bioquímicos positivos, normalmente acompanhados da estabilização da frequência cardíaca que funciona como uma ativação de "modo de segurança".

Nesse instante passamos a poupar energia através da diminuição da atividade cerebral e por consequência diminuímos o desgaste provocado por esse sistema que é conhecido como o que mais consome glicose no nosso corpo. Somadas a economia energética supra mencionada, ao realizarmos corretamente a meditação a captação do oxigênio ocorre de forma mais eficaz através da respiração abdominal que por si só também já preserva a energia na sua própria biomecânica (diferente da respiração torácica).

Vivemos em constantes bombardeios de informações e sensações e quando temos pensamentos negativos nosso corpo entende que estamos correndo algum tipo de risco e responde com a produção de cortisol, conhecido como o hormônio do "estresse".

Esse elemento é responsável, entre outras tantas funções, em ativar o estado de alerta para um embate ou para a fuga, disponibilizando maior concentração de glicose no sangue (para o eventual confronto) o que pode gerar acúmulos e obviamente, um ambiente inflamatório. Altos níveis de Cortisol podem inibir a síntese proteica, o que inclui a produção de glóbulos brancos, ou seja os agentes protetores, suprimindo assim o sistema imunológico nos deixando mais vulneráveis a invasores externos.

 

Como pudemos perceber a meditação auxilia na captação e na canalização da energia proveniente da respiração e nos coloca no "modo de segurança" replicando dessa forma o sono regenerativo, momento onde o corpo realiza as manutenções e purificações gerais, promovendo a reconstrução de tecidos e a renovação de estruturas de diversos sistemas.

Indiscutivelmente os benefícios da pratica meditativa são diversos mas trago aqui algumas indagações finais:

A meditação é feita para todo mundo?

É fácil alcançar esses níveis mencionados?

Por que é tão difícil aquietar a mente?

Existem técnicas que facilitam a indução meditativa?

 

Vamos explorar essas questões no nosso próximo encontro e assim colocarmos tudo isso em pratica.

Um grande abraço a todos e até lá!

"Toda experiência é um veículo para atingir a iluminação"

 

Escrito por: Prof. Roberto de André.

Saúde e responsabilidade - Parte 2

Fale com um corretor

Email cadastrado com sucesso

Ocorreu um erro