De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Envolve o bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Com base nesta afirmação da OMS podemos perceber que áreas importantes, quando bem administradas, podem fazer muita diferença na qualidade de vida. E, sem dúvida, o espaço em que vivemos é fundamental. Hoje as áreas comuns são planejadas sob medida para se adequar ao perfil de cada empreendimento, sejam eles dedicados às famílias, casais ou um só morador.

Um exemplo desta mudança é a adequação à nova maneira de pensar sobre a mobilidade urbana, que privilegia o transporte coletivo. Surgiram modernos empreendimentos perto de linhas de metrô, trens e corredores de ônibus. Ciclovias e ciclofaixas são cada vez mais presentes e seguras. Com isso, áreas para guardar as bicicletas crescem na cidade, e os empreendimentos, atentos à estas mudanças, já projetam bicicletários dentro do condomínio. Lavanderia coletiva, coworking e salas de reunião, evitam os deslocamentos desnecessários. Os lockers, armários para receber encomendas em edifícios de portaria eletrônica já começam a se tornar realidade. 

Além de trabalho e praticidade, está provado que interagir e ter amigos é fundamental para uma vida mais feliz. Aqui entram as novas áreas de lazer.

“Enquanto na infância elas ajudam na socialização do indivíduo, na adolescência eles são importantes para ajudar a construir sua identidade e formar uma imagem de si”, explica a psicóloga Natália Tavares Pavani Araújo, psicóloga do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Já para os idosos, eles são fundamentais para combater a solidão, o que pode influenciar até mesmo na saúde deles.”, escreve Danielle Sanches, do UOL VivaBem.

Hoje as áreas de lazer dos empreendimentos vão muito além de playgrounds e um pequeno salão de festas. A decoração ganhou toques exclusivos e funcionais. Enquanto as crianças podem contar com espaço kids para leitura e jogos, quadras poliesportivas e piscinas infantis, os adultos recebem amigos e familiares na sala gourmet, no wine bar ou na moderna churrasqueira.