Grupo Kallas | Blog | Como fazer um planejamento financeiro para 2022

junix

Portal do Cliente

Blog Morar

 Como fazer um planejamento financeiro para 2022 

Foto: Shutterstock

Uma das promessas mais comuns para o começo de um novo ano é organizar a vida financeira para pagamento de dívidas ou até para realização de um sonho que demanda tempo e planejamento. Se você está querendo finalmente colocar em prática esse controle, confira nossas dicas.

Entenda como funcionam as suas finanças 

Foto: Shutterstock

O primeiro passo é saber exatamente qual é a sua renda mensal. Pode parecer muito simples, mas é um passo muito importante. Não ter precisão sobre o quanto ganha e suas despesas é uma maneira de perder o controle de suas finanças. Uma das formas que você pode fazer isso é utilizar a regra "50, 30 e 20", que nada mais é do que um método para fazer a distribuição da sua renda.

Divida seus gastos em:

  • Necessidades: aqui você utiliza 50% da renda com gastos essenciais, ou seja, considere despesas necessárias todo mês como aluguel, alimentação, transporte, educação dos filhos, despesas médicas, etc.
  • Desejos pessoais: são gastos considerados como bens de consumo e serviços que não são essenciais, como a compra de uma roupa nova, produtos e serviços de estética, academia, viagens, entre outros. O valor não pode ultrapassar os 30% de sua renda.
  • Poupança e/ou pagamento de dívidas: os 20% restantes devem ser separados para você montar uma reserva financeira ou, em alguns casos, o pagamento de dívidas. Feito isso, você conseguirá ter uma visão macro de toda a sua renda e como ela é gasta mês a mês.

Utilize planilhas online 

Foto: Shutterstock

Sem dúvidas, utilizar as planilhas onlines que existem hoje é uma das formas mais práticas para fazer um planejamento financeiro. Além de serem instantâneas no armazenamento, será muito mais fácil de acessar e não correr o risco de perder. Se você buscar, encontrará planilhas já prontas, mas você pode também criar a sua e de acordo com a sua necessidade. Veja como:

  •  Estruture de forma simples: não há a necessidade de colocar fórmulas complexas e de difícil entendimento. Você pode estruturar de maneira que fique clara as informações para você, afinal, é o seu planejamento.
  • Crie um padrão para a sua planilha: Defina as colunas da planilha, por exemplo: "Ganhos" e "Gastos", as linhas você pode especificar cada item necessário para as suas despesas, de acordo com a regra "50,30 e 20" e também a data de saída. Por fim, não deixe de colocar o saldo após o gasto.
  • Separe uma aba para cada mês: essa é uma ótima forma de organizar mês a mês e ter uma organização necessária, facilitando o momento de registrar suas movimentações e análises posteriores.

 Defina os seus objetivos 

Foto: Shutterstock

Os objetivos financeiros nada mais são do que aquilo que almeja e é necessário dinheiro. Por exemplo, a compra de um imóvel, a compra de um automóvel, poupar para a aposentadoria, uma viagem ou o pagamento de dívidas.

Para a definição dos seus objetivos, leve em consideração as suas prioridades. Você deseja primeiro fazer a compra de um imóvel ou fazer uma viagem longa, mas está com dívidas atrasadas? Nesse caso, o ideal e recomendado seria colocar o pagamento das dívidas em prioridade, assim você conseguiria poupar mais dinheiro para a realização do seu sonho, sem ficar no vermelho.

 Defina metas para alcançar seus objetivos 

Foto: Shutterstock

Assim que definir os seus objetivos, o fundamental é estabelecer metas, que nada mais é do que os seus próximos passos para alcançar a realização dos objetivos.

É essencial então que essas sejam bem específicas, claras, objetivas e alcançáveis. Então, a dica é ser realista. Poupar mais do que recebe é algo intangível, mas você colocar na regra dos "50, 30 e 20" se torna mais palpável e fácil e a probabilidade de frustração é quase zero.

Outra dica é mudar os seus hábitos de consumo, perceba que gastar mais do que ganha pode trazer mais decepções e colocar os seus objetivos mais distantes da realidade. Por isso, coloque tudo na ponta do lápis e planeje o seu 2022 de forma mais consciente!

 

Para mais dicas acompanhe o blog do Grupo Kallas.

Como fazer um planejamento financeiro para 2022