Grupo Kallas | Blog | Agosto Dourado

Área do Cliente

Blog Morar

O mês de agosto é marcado pela campanha de incentivo a ingestão do melhor alimento que um bebê pode ter: o leite materno.

A amamentação exclusiva é recomendada pelos seis primeiros meses de vida da criança, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Seguir essa recomendação traz inúmeros benefícios, pois o leite materno contém anticorpos e nutrientes necessários para os primeiros meses de nascimento. Além de ser de fácil digestão e ter diversos benefícios que perduram por toda vida, entre eles:

- Ajuda no desenvolvimento intelectual;

- Reduz o risco de problemas respiratórios;

- Melhora a formação do maxilar;

- Diminui a chance de morte por diarreias;

- Estabelece o vínculo afetivo;

- Reduz o risco de obesidade na vida adulta;

- Diminui a chance de doenças crônicas (como diabetes).
 

As mães também são beneficiadas pela amamentação:

- Diminuição do sangramento no pós-parto;

- Acelera a perda de peso;

- Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio;

- Evita a osteoporose.
 

Doação e Distribuição de Leite Materno

Alguns bebês não podem ser amamentados pela própria mãe, seja por problemas de saúde ou fatores externos, por isso, a importância da doação. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo seu bebê), mais leite é produzido.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano - rBLH-BR, engloba as ações de coleta, processamento e distribuição. Contando com 222 bancos de leite humano presentes em todos os estados brasileiros e, ainda, 217 postos de coleta.
 

Clique aqui e encontre o banco de leite mais próximo de você.

Agosto Dourado