As obras para a construção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, devem começar em 2024, de acordo com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) Anderson Pomini. O túnel é considerado o primeiro túnel submarino no Brasil, que irá fazer uma ligação entre as cidades de Santos e Guarujá, com uma extensão de cerca de 1,7 KM e poderá ser percorrido em apenas um minuto, por qualquer automóvel.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a construção do túnel estará incluída na nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que será feita por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), ou seja, com aporte de recursos públicos e concessão à iniciativa privada.

A construção é necessária por conta do volume de pessoas e veículos que transitam na região. Vale destacar que o Porto de Santos é o maior porto do Hemisfério Sul e hoje, mais de 70 mil pessoas atravessam o canal Santos-Guarujá para chegarem aos portos.

O túnel Santos Guarujá permitirá atendimento urbano e portuário, com acesso para ciclistas, skatistas e pedestres e possibilitará ainda a travessia ferroviária de passageiros pelo VLT, garantindo mobilidade urbana, segurança, melhor logística e mais qualidade de vida à população. Além de auxiliar no trânsito entre as duas cidades e melhorar a fluidez no próprio porto.