A primavera chegou e com ela vem o período mais florido do ano, momento ideal para buscar novidades e pensar em tendências para redecorar a casa. Por isso, trouxemos para você algumas tendências da primavera 2023 para você decorar seu apartamento e se inspirar na transformação do seu apartamento!

Cores neutras e cores aconchegantes

Para as cores da primavera, as tendências indicam todas para a mesma direção: a escolha de cores neutras e aconchegantes para os ambientes. Os tons oferecem bem-estar e conforto nos espaços. Você pode inserir elementos de cores como bege, marrom e creme. Elas podem ser combinadas com lavanda, laranjas, vermelhos e verdes, transmitindo alegria e aconchego. Se é um ambiente que pede calma e tranquilidade, prefira a paleta de tons pastéis.

As cores pastéis são uma ótima porta de entrada para essa transformação, principalmente na sala de estar: o rosa suave, limão siciliano e o azul claro são exemplos de cores primaveris para almofadas, objetos decorativos e tapetes. Além disso, pela diversidade de possibilidades que a decoração de primavera proporciona, as estampas são mais do que bem-vindas.

Flores nos ambientes

Na decoração de primavera um dos principais destaques em todas as áreas do apartamento devem ser os arranjos de flores. Para arranjos em áreas internas recomenda-se o uso de astromélias, margaridas, cravos, gérberas, rosas, girassóis e copo-de-leite. Para áreas externas recomenda-se o uso de lírios e antúrios, pois as flores são resistentes mesmo quando expostas à luz do sol.

A dica de ouro no momento de fazer um belo arranjo de flores é: mescle flores de diferentes tamanhos, cores e formatos sem medo, pois é justamente essa mistura que fará a diferença na decoração final da sua casa.

Materiais naturais

As tendências de decoração para a primavera acontecem também por meio de texturas e matérias-primas mais naturais em objetos e móveis. Materiais como o mármore, o vime e o algodão são bastante apreciados na transição de estação. As texturas dão um toque rústico e orgânico aos ambientes, da mesma forma que o linho escolhido para sofás e poltronas, por exemplo.

A madeira, a palha e objetos artesanais também ajudam a compor a decoração de primavera na sua sala. São elementos fáceis de combinar com diferentes estilos de ambientes e são versáteis, podendo ser mantidos mesmo com a passagem das estações.

Superfícies e objetos inspirados na natureza

Os especialistas em interiores estão usando a natureza como grande inspiração esse ano, sendo que os designs orgânicos e linhas claras caracterizam essa tendência. Você pode utilizar móveis com madeira não tratada (sem verniz ou só com uma camada leve) ou bambu. Além disso, também é interessante o mármore e terracota como superfícies para cozinhas ou objetos decorativos.

Cortinas e persianas

Persianas horizontais de madeira e bambu: além de produzidas de forma sustentável, as persianas de madeira e bambu expressam todo o charme e aconchego de um produto natural que alia leveza e conforto. O material, além de ser sustentável, compõe com perfeição da praia à metrópole, adicionando um ar refinado à decoração.

Móveis esculturais

Seja a sala de estar, quarto ou corredor, qualquer ambiente pode ser transformado em uma galeria de arte pessoal na primavera. Pequenos móveis com curvas estão particularmente na moda agora, trazendo movimento e texturas para o ambiente. Se você gosta de detalhes, esses móveis fazem toda a diferença.

Itens em exposição ao ar livre

Se você aprecia o ar livre e costuma relaxar na sua varanda, esse é o momento de explorar esse contato levando tecidos, cadeiras de madeira, poltronas e redes para incrementar o visual com uma atmosfera agradável. Neste ambiente, as cores mais vibrantes são ideais para se destacarem junto às plantas e móveis para área externa.