Grupo Kallas | Blog | Dicas para acertar na iluminação

junix

Portal do Cliente

Blog Morar

Dicas para acertar na iluminação

Com ampla variedade e tipos, saiba qual a iluminação mais apropriada para cada ambiente


Foto: Hall Kallas Arkhes Véritas.

A iluminação correta muda totalmente o ambiente. Quando pensamos em reforma e decoração é ela que proporciona diferentes cenários, seja ampliando o ambiente, dando foco a detalhes, ou transmitindo sensação de aconchego e usabilidade.

Separamos algumas dicas de iluminação para diversos ambientes e cômodos.

Sala de estar 


Foto: Sala de estar Kallas Arkhes Tempus Moema.  


A sala de estar é um dos locais mais aconchegantes da casa. Seja para receber amigos, família, ou relaxar depois de uma longa semana. Para transmitir essa sensação, o ideal é apostar em uma mescla de luzes embutidas ou expostas, como abajures, luminárias de piso, fitas de led ou réguas lineares. Toda escolha irá depender do projeto. É importante sempre utilizar iluminação suave e indireta, na temperatura de branco quente.

Sala de jantar

Foto: Sala de jantar Kallas Arkhes Le Havre.

A sala de jantar possui similaridades em relação a sala de estar no quesito iluminação. Geralmente ampla e conectada com outros ambientes, sua luz precisa ser difusa,  suave e concentrada acima da mesa de jantar. Pendentes e lustres cumprem bem essa função, além de decorar o ambiente.

A temperatura ideal para iluminação da sala de jantar é branco quente.

Cozinha

Foto: Cozinha Kallas Arkhes Domum.

Por se tratar de um ambiente com grande movimentação, a iluminação é fundamental em uma cozinha. Temperaturas quentes e frias são recomendadas. Tudo irá depender da intenção que será disposta no local.

Para uma cozinha funcional, o indicado é a luz fria. Com ela os alimentos ficam mais à mostra, sendo possível enxergar mais facilmente cada objeto.

A luz quente é indicada quando o morador deseja receber a família e amigos, realizando refeições rápidas e utilizando o ambiente como recepção.

Muitos apartamentos integram o ambiente da sala de jantar com a cozinha. Nesse caso, respeitar o padrão de iluminação para não destoar seu projeto.

Banheiro 

Foto: Banheiro Kallas Arkhes Soul Brooklin.

Antes de começar seu projeto é importante pensar em uma iluminação geral. Ambientes onde há higiene constante exigem que a luz preencha totalmente o espaço.

Para o momento de relaxar no banho o ideal são linhas de iluminação mais suaves e indiretas. Para a maquiagem, criar uma arandela ao redor do espelho é uma ótima pedida!

Quartos 

Foto: Quarto ZYZ Saúde.

Ah, finalmente os quartos! O ambiente onde descansamos e decoramos de acordo com a nossa personalidade. O quarto carrega muito da identidade do seu morador.

Sua iluminação pode ser discreta ou ousada. O importante é que seja agradável, funcional e proporcione momentos de descanso, lazer e bem-estar.

Opte por iluminações de apoio como luminárias ou fitas de led. Sua temperatura ideal é o branco quente.

Home Office 



Foto: Coworking Kronos Moema.

O home office se tornou essencial.  A tendência é cada vez mais forte, já que muitos profissionais estão se encontrando nesse estilo de trabalho.

A iluminação é um dos principais pontos do home office. Sua temperatura não deve ser muito fria, pois causa inquietude e cansaço. Uma temperatura mais quente transmite  sensação de acolhimento e descanso. A luz exata seria amarela neutra.

Para quem possui espaço dedicado somente ao home office é interessante trazer a iluminação para a mesa, utilizando utensílios de luz direta como luminárias e pendentes. 

Para mais dicas acompanhe o blog do Grupo Kallas.

 

Dicas para acertar na iluminação